Vitamina D em Alta Dose Pode Reduzir Risco de Diabetes em Certos Grupos Genéticos

Um estudo da Tufts descobriu que a vitamina D em alta dose reduziu o risco de diabetes em 19% em adultos pré-diabéticos com variantes AC/CC do gene do receptor de vitamina D, mas não na variante AA. Publicado no JAMA Network Open, o estudo apoia a nutrição de precisão, mas os autores pedem cautela.

Suplementos de vitamina D em alta dose podem ajudar a reduzir o risco de diabetes em determinados grupos, de acordo com uma nova pesquisa da Tufts University. Em um grande ensaio clínico, pesquisadores realizaram testes genéticos em mais de 2.000 adultos americanos com pré-diabetes após receberem 4.000 unidades por dia de suplementos de vitamina D e, em seguida, compararam-nos a um grupo placebo. Os resultados foram publicados na semana passada no JAMA Network Open.

Um estudo anterior não mostrou redução significativa no risco de diabetes no grupo que recebeu suplementação de vitamina D, mas, quando os pesquisadores analisaram mais de perto, encontraram benefício para certos grupos genéticos. Para o novo estudo, os pesquisadores da Tufts compararam participantes que pareciam se beneficiar da suplementação de vitamina D com aqueles que não se beneficiaram e examinaram como os desfechos diferiam entre três variantes comuns do gene do receptor de vitamina D. Pessoas que apresentavam certas versões de um gene relacionado à vitamina D (chamadas AC ou CC) tiveram 19% menos probabilidade de desenvolver diabetes quando tomavam vitamina D, em comparação com pessoas que tomavam placebo, de acordo com um comunicado à imprensa da universidade. Participantes com outra variante genética (AA) não mostraram benefício com a suplementação.

A vitamina D parece funcionar ligando-se a um "receptor" específico no corpo chamado receptor de vitamina D, descobriram os pesquisadores. Esses receptores são encontrados em muitos lugares, incluindo o pâncreas, o órgão que produz insulina.

"Nossa descoberta é um exemplo da ciência emergente da nutrição de precisão ou medicina de precisão, na qual uma intervenção pode ser adaptada às necessidades dos indivíduos de acordo com sua constituição genética e risco de doença", disse a autora principal do estudo e cientista sênior do Jean Mayer USDA Human Nutrition Research Center on Aging da Tufts University. "Tomar um suplemento de vitamina D diariamente é uma abordagem fácil, barata e geralmente segura para reduzir o risco de diabetes", acrescentou. "Em princípio, isso poderia envolver um único teste genético relativamente barato."

Os autores observaram limitações, incluindo o fato de esta ser uma análise secundária e não uma comparação randomizada primária. "Como qualquer outra primeira observação, essa descoberta precisa ser replicada em um estudo futuro", disse a pesquisadora. O estudo incluiu apenas indivíduos com pré-diabetes, o que pode limitar a relevância para populações mais amplas. Os resultados observados em grupos genéticos específicos precisam ser confirmados em mais estudos antes que os médicos possam usá-los no cuidado de pacientes. Os autores enfatizaram que as pessoas não devem começar a tomar altas doses de vitamina D como estratégia de prevenção de diabetes com base neste estudo. "Ainda é cedo para fazer recomendações específicas para a população em geral."

As recomendações atuais sugerem que a maioria dos adultos obtenha cerca de 600 UI de vitamina D diariamente (idades de 1 a 70 anos) e 800 UI para aqueles com mais de 70 anos. No entanto, estudos anteriores mostraram que tomar doses muito altas pode ser prejudicial para idosos. "Há algumas evidências, do meu laboratório e de outros, de que os níveis relativamente altos de 25-hidroxivitamina D no sangue necessários para alcançar a redução do risco de diabetes estão associados a um aumento do risco de quedas em idosos", observou a autora principal. "Não aconselharia idosos a tomar uma dose diária de 4.000 UI de vitamina D sem antes consultar seus médicos."

Este novo estudo levanta outra questão, de acordo com a autora principal: será que a suplementação de vitamina D em adultos com os genótipos responsivos reduziria o risco de desenvolver pré-diabetes, o precursor do diabetes tipo 2? "Isso é importante porque o pré-diabetes não é uma condição benigna", disse ela. "Adultos com pré-diabetes também apresentam risco aumentado de doença cardiovascular."

Related Entities

Related Articles

References

  1. Nutrition Importance Every Centimeter for Nano Preterm Infants - Pharmacy Practice News · pharmacypracticenews.com
  2. Vitamin supplement may delay diabetes in select groups, researchers say - Fox News · foxnews.com
  3. Role of food nutrients in reducing oxidative stress linked to micro- and nanoplastics · news-medical.net