Jejum Intermitente: Revisão Cochrane Não Encontra Vantagem na Perda de Peso, Ensaio Mostra Benefícios Psicológicos
Uma revisão Cochrane constatou que o jejum intermitente não superou a orientação dietética padrão na perda de peso. Um ensaio separado descobriu que ele se igualou à restrição calórica, mas pareceu menos restritivo. Especialistas recomendam uma abordagem caso a caso diante das evidências limitadas.
Novas pesquisas apresentam evidências conflitantes sobre o jejum intermitente para a perda de peso. Uma revisão Cochrane de 22 ensaios clínicos randomizados envolvendo 1.995 adultos constatou que o jejum intermitente não produziu diferença clinicamente significativa na perda de peso em comparação com a orientação dietética padrão ou nenhuma intervenção estruturada. Em contraste, um ensaio de 18 meses da Universidade de Adelaide descobriu que o jejum intermitente produziu perda de peso semelhante à restrição calórica contínua, ao mesmo tempo que parecia menos oneroso psicologicamente.
A revisão Cochrane, publicada no Cochrane Database of Systematic Reviews, examinou ensaios realizados na América do Norte, Europa, China, Austrália e América do Sul. Os estudos testaram jejum em dias alternados, jejum periódico e alimentação com restrição de tempo, com a maioria acompanhando os participantes por até um ano. Em comparação com a orientação dietética convencional ou nenhuma intervenção, os esquemas de jejum não superaram as orientações mais tradicionais nem o fato de não fazer nada específico. Os pesquisadores observaram que os efeitos colaterais não foram relatados de forma consistente entre os estudos, dificultando a avaliação completa dos riscos potenciais. Com apenas 22 ensaios disponíveis, muitos deles pequenos e com relatórios desiguais, a base de evidências geral permanece limitada.
Poucos estudos examinaram o funcionamento do jejum intermitente em períodos prolongados. O autor principal da revisão afirmou que o jejum intermitente simplesmente não parece funcionar para adultos com sobrepeso ou obesidade que tentam perder peso e alertou que o entusiasmo on-line pode estar à frente dos dados: 'O jejum intermitente pode ser uma opção razoável para algumas pessoas, mas as evidências atuais não justificam o entusiasmo que vemos nas mídias sociais.' Os autores enfatizaram que a maioria dos ensaios incluiu principalmente participantes brancos de países de alta renda e, como a obesidade está aumentando rapidamente em nações de baixa e média renda, mais pesquisas são necessárias nessas populações. Os resultados podem não se aplicar igualmente a todos; os resultados podem diferir com base no sexo, idade, origem étnica, condições médicas ou transtornos alimentares existentes. 'Os médicos precisarão adotar uma abordagem caso a caso ao aconselhar adultos com sobrepeso sobre a perda de peso', disse o autor sênior da Cochrane Evidence Synthesis Unit Iberoamerica.
A obesidade continua sendo uma grande preocupação de saúde pública e é uma das principais causas de morte em países de alta renda. A Organização Mundial da Saúde (OMS) relata que as taxas de obesidade em adultos mais que triplicaram globalmente desde 1975; em 2022, cerca de 2,5 bilhões de adultos estavam com sobrepeso, incluindo 890 milhões vivendo com obesidade.
Um estudo separado oferece uma visão mais matizada. O ensaio da Universidade de Adelaide, publicado no Clinical Nutrition, recrutou mais de 200 pessoas com obesidade e as designou para um de três grupos: jejum intermitente, restrição calórica contínua ou cuidados padrão. Os participantes do grupo de jejum intermitente consumiam 30% de suas necessidades energéticas entre 8h e 12h em três dias não consecutivos por semana, seguidos de um jejum de 20 horas; nos dias sem jejum, eles seguiam sua dieta habitual. O grupo com restrição calórica consumia 70% da dieta habitual, enquanto o grupo de cuidados padrão recebia diretrizes de alimentação saudável.
Após seis meses, as pessoas nos grupos de jejum intermitente e restrição calórica perderam cerca de sete quilogramas, em comparação com cerca de dois quilogramas no grupo de dieta padrão. Os participantes também relataram melhorias na depressão e no bem-estar, inclusive nos dias de jejum. No entanto, a experiência psicológica diferiu: aqueles no grupo de restrição calórica disseram que precisavam se concentrar conscientemente em limitar o quanto comiam e evitar comer demais, e esse aumento do senso de controle explicou 15% da perda de peso. Os participantes do jejum intermitente não sentiram que precisavam fazer grandes mudanças em seus comportamentos alimentares para perder peso.
Uma professora da Escola de Medicina da Universidade de Adelaide e do South Australian Health and Medical Research Institute disse que os resultados indicam que o jejum intermitente pode oferecer um caminho alternativo para pessoas que consideram a dieta convencional desafiadora. 'Os efeitos psicológicos e comportamentais têm grande influência na capacidade das pessoas de aderir a dietas', afirmou. Os pesquisadores observaram que, embora o jejum intermitente tenha ganhado popularidade, seus efeitos psicológicos e comportamentais de longo prazo ainda não são bem compreendidos em comparação com os métodos de dieta mais tradicionais. Futuros ensaios devem ser projetados para identificar indivíduos que têm dificuldade em melhorar os comportamentos alimentares, pois eles podem se sair melhor com dietas de jejum intermitente, permitindo um gerenciamento de peso mais personalizado.