Café associado a menor risco de doenças hepáticas; bebidas açucaradas, a maior risco de câncer de fígado

Novas pesquisas associam o café a um menor risco de doenças hepáticas e as bebidas açucaradas a um maior risco de câncer de fígado. Dois estudos foram publicados no Clinical Gastroenterology and Hepatology e no JAMA Network Open.

Dois novos estudos reforçam as evidências de que o que você bebe pode afetar a saúde do fígado. Um estudo, publicado no Clinical Gastroenterology and Hepatology, descobriu que apenas uma a duas xícaras de café por dia podem reduzir o risco de doenças hepáticas graves, enquanto outro, publicado no JAMA Network Open, associou maior consumo de bebidas açucaradas a um risco aumentado de câncer de fígado.

O estudo sobre café incluiu mais de 355 mil adultos saudáveis que preencheram questionários alimentares e foram acompanhados por cerca de 13 anos. As pessoas que bebiam mais café — cinco ou mais xícaras por dia — tiveram um risco 32% menor de cirrose, um risco 47% menor de câncer de fígado e um risco 42% menor de morrer de doença hepática. Exames de ressonância magnética mostraram que os consumidores de café também apresentavam menos gordura, inflamação e cicatrizes no fígado, enquanto exames de sangue indicavam função hepática mais saudável.

No entanto, os pesquisadores ressaltaram que as descobertas não são uma recomendação para beber cinco ou mais xícaras por dia. Os benefícios começaram com uma a duas xícaras diárias e pareciam mais fortes com três a quatro xícaras por dia. "Nossos resultados apoiam o consumo moderado de café para pessoas que já o apreciam e toleram bem", disse o autor sênior, diretor médico do Programa de Câncer de Fígado do Cedars-Sinai, em Los Angeles. Tanto o café normal quanto o descafeinado foram associados a resultados mais saudáveis para o fígado, sugerindo que algo além da cafeína pode estar em jogo. Embora mais pesquisas sejam necessárias, os autores afirmaram que o consumo de café pode complementar hábitos saudáveis, como praticar exercícios, manter um peso saudável e limitar o álcool. O próximo passo na pesquisa é identificar os compostos específicos do café responsáveis pelas associações protetoras.

O segundo estudo analisou dados alimentares de mais de 1,5 milhão de adultos em 11 investigações de longo prazo. Os participantes preencheram questionários de frequência alimentar e foram acompanhados por meio de registros estaduais de câncer ou pesquisas de saúde por uma média de quase 18 anos. O maior consumo de bebidas açucaradas foi associado a um risco aumentado de dois subtipos principais de câncer de fígado: carcinoma hepatocelular, ou CHC, e colangiocarcinoma intra-hepático, conhecido como CCI. Em contraste, o consumo de bebidas adoçadas artificialmente não foi associado ao câncer de fígado em geral nem a qualquer um dos subtipos. O estudo não prova que as bebidas açucaradas causam câncer de fígado, mas os autores afirmam que as descobertas se somam às evidências crescentes que ligam as bebidas açucaradas a resultados adversos de saúde a longo prazo.

Related Entities

Related Articles

References

  1. Drinking Coffee May Lower Your Risk of Liver Disease · drugs.com
  2. Sugary Beverages May Raise Your Risk of Liver Cancer · drugs.com
  3. Love Sweet Iced Coffee? Thailand Wants You To Drink It With Less Sugar · drugs.com