Mudanças na dieta por quatro semanas reduzem idade biológica em idosos

Uma intervenção dietética de quatro semanas reduziu a idade biológica em adultos de 65 a 75 anos, com o efeito mais forte observado em uma dieta onívora rica em carboidratos. O estudo da Aging Cell utilizou 20 biomarcadores. Pesquisas de longo prazo são necessárias.

Australianos mais velhos que reduzem a gordura alimentar ou a proteína de origem animal mostram sinais de redução da idade biológica, mostra nova pesquisa da Universidade de Sydney. Publicado na Aging Cell, os resultados revelaram que pessoas de 65 a 75 anos submetidas a intervenção dietética por apenas quatro semanas apresentaram redução na 'idade biológica' com base no perfil de biomarcadores.

Cientistas estimam a idade biológica usando perfis de biomarcadores, medidas de função fisiológica ao longo do tempo que são frequentemente consideradas um indicador melhor de saúde geral e longevidade potencial do que a idade cronológica. A pesquisa integrou dados de 20 biomarcadores diferentes – incluindo níveis sanguíneos de colesterol, insulina e proteína C-reativa – para calcular um escore de idade biológica para os participantes do estudo Nutrition for Healthy Living, realizado no Charles Perkins Centre da universidade.

No estudo Nutrition for Healthy Living, 104 participantes foram aleatoriamente designados para uma de quatro dietas, cada uma obtendo 14 por cento da energia de proteínas. Duas eram onívoras (metade de fontes animais e o restante de plantas) e duas eram semivegetarianas (com 70 por cento da proteína proveniente de fontes vegetais). Dentro das categorias onívora e semivegetariana, os participantes foram então designados para dietas com alto teor de gordura e baixo teor de carboidratos ou baixo teor de gordura e alto teor de carboidratos, resultando em quatro categorias de dieta: onívora rica em gordura (OHF), onívora rica em carboidratos (OHC), semivegetariana rica em gordura (VHF) ou semivegetariana rica em carboidratos (VHC). O IMC (índice de massa corporal) dos participantes variou de 20 a 35. Todos os participantes eram não fumantes, não vegetarianos e não apresentavam complicações graves (por exemplo, diabetes mellitus tipo 2, câncer, doença renal ou hepática) ou alergias e/ou intolerâncias alimentares.

O grupo OHF, cujas dietas modificadas mais se assemelhavam às dietas basais dos participantes, não mostrou mudança significativa na 'idade biológica' do perfil de biomarcadores. No entanto, a idade biológica do perfil de biomarcadores daqueles nos três grupos restantes apresentou reduções. A redução na idade biológica entre o grupo OHC – aqueles que seguiram dietas onívoras ricas em carboidratos – foi estimada com o maior grau de confiança estatística. A dieta desse grupo era composta por 14 por cento da energia de proteínas, 28-29 por cento de gorduras e 53 por cento de carboidratos.

Não está claro se o impacto das mudanças dietéticas nos perfis de biomarcadores relacionados à idade é duradouro e resulta em reversão sustentada da idade biológica. Os pesquisadores afirmaram que são necessárias mudanças dietéticas de longo prazo para avaliar se as alterações na dieta modificam o risco de doenças relacionadas à idade. Eles também alertaram que é cedo demais para afirmar definitivamente que mudanças específicas na dieta prolongarão sua vida, mas a pesquisa oferece uma indicação inicial dos benefícios potenciais das mudanças alimentares em fases mais avançadas da vida. Pesquisas futuras devem explorar se esses achados se estendem a outras coortes e se as mudanças registradas são sustentadas ou preditivas de resultados de longo prazo.

Related Entities

Related Articles

References

  1. Just 4 Weeks of Simple Diet Changes Reversed Signs of Aging in Older Adults · scitechdaily.com
  2. Whole genome methylation profiling of menstrual stem cells identifies novel biomarkers for ... - Nature · nature.com
  3. Vaginal aging: from concealed symptoms to defined biomarkers - Nature · nature.com
  4. Research links specific diets to reduced biological age - News-Medical.Net · news-medical.net
  5. Ovarian Aging Explained: Biological Age, Fertility, and Epigenetic Markers - News-Medical · news-medical.net